Carregando...
Gestão e Negócios

Gestor de negócios: importância de contar com um na sua empresa

gestor de negocios com seu time - Gestor de negócios: importância de contar com um na sua empresa

Em uma realidade com grande concorrência em praticamente todas as áreas, é preciso pensar no negócio de forma mais analítica e unificada para a geração dos resultados esperados para a empresa.

O gestor de negócios é o profissional que poderá direcionar as ações e pode fazer toda a diferença no sucesso do empreendimento. Entenda porque!

O que é gestão de negócios?

Buscar o significado das palavras, para começar do início, facilita o entendimento do tema:

  • Gestão é o gerenciamento, ou seja, organização para garantir que tudo aconteça nas datas certas e com qualidade e a constante melhoria em processos e otimização de resultados.
  • Negócio é qualquer empresa ou comércio que realize atividades com o objetivo de gerar recursos financeiros. Ou seja, qualquer transação comercial que gere lucro.

Juntando as duas palavras, portanto, é possível compreender que a gestão de negócios é o gerenciamento das atividades com fins lucrativos, sempre em busca de sempre otimizá-las.

O que faz o gestor de negócios?

Ao saber do que se trata a atividade, vamos ao profissional que a realiza! O conceito de gestor é relacionado a qualquer pessoa que administra o seu negócio ou o de outra pessoa.

Esse profissional é responsável por algumas funções como:

  • Planejamento: definir os objetivos de uma empresa e planejar as ações e conduzir as pessoas para que seja possível conquistá-las;
  • Direção: o gestor é o exemplo. Através da sua liderança, os colaboradores serão direcionados para se motivarem e agirem em busca do alcance dos objetivos;
  • Organização: pensar na organização geral do negócio, tanto no que se refere às pessoas, quanto nos processos produtivos e nas ferramentas de gestão;
  • Controle: estar sempre por dentro dos resultados para verificar a proximidade do objetivo e intervir para resolução de problemas quando preciso.

Na prática, as empresas grandes podem acabar tendo um gestor para cada área, como um focado em pessoas e outro em processos, por exemplo.

Mas não é um problema começar aos poucos em empresas que são pequenas ou quando não há como investir na contratação de mais de um profissional.

Por que é importante contratar um gestor?

É fato que o gestor de negócios é uma figura que tem ganhado cada vez mais espaço porque o cenário competitivo que o mundo digital trouxe pede que alguém esteja sempre pronto para a resolução de problemas.

Esse profissional faz toda a diferença na garantia de uma visão mais macro para o negócio, trazendo harmonia das áreas em busca de um único objetivo. É uma pessoa que vai estar em constante observação para encontrar novas soluções e melhorias sempre.

Além disso, o gestor de negócios se torna referência para os colaboradores, gerando aproximação, diálogo e motivação. A liderança é um ponto crucial para o alcance de bons resultados e esse profissional ajuda muito na elevação da produtividade das pessoas!

Nem todo empreendedor é um bom gestor, mas todo gestor tem características de empreendedorismo que garantem melhorias em qualquer empresa. A dica é buscar uma pessoa que tenha a resiliência como principal característica!