5 melhores livros sobre empreendedorismo

5 melhores livros sobre empreendedorismo

Para quem é empreendedor, manter-se atualizado sobre o mercado de empreendedorismo é essencial para o crescimento de um negócio.

Sabendo da falta de tempo de muitos empreendedores para comparecerem à palestras, workshops, entre outros eventos, capacitar-se através da leitura é a forma que muitos encontram para manter o aprendizado em evolução. A leitura é uma boa dica para quem consegue encaixar momentos de estudo ao longo das tarefas do dia.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de livros sobre empreendedorismo para você que quer saber tudo sobre gestão e negócios.

1 – Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não – Carol Dweck

Este é um dos livros preferidos do Bill Gates sobre o assunto. Nele, a autora Carol Dweck fala sobre como manter o foco no que realmente importa.

Nos capítulos que constroem esse livro, a autora desenvolve o pensamento contra a “mentalidade fixa” e mostra a “mentalidade de crescimento”, que ensina a esquecer ideais fixas e trabalhar habilidades que podem ser desenvolvidas.

O próprio Bill Gates, fã da obra, ressalta: “A melhor virtude deste livro é que você não tem como deixar de se perguntar ‘para quais áreas eu sempre olhei com uma mentalidade fixa?’ e ‘de que formas eu estou mandando a mensagem errada para meus filhos sobre mentalidade e esforço?’”.

2 – O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

Essa obra de Malcolm Gladwell trabalha os fenômenos sociais de venda e popularização no consumo em massa. Através dos capítulos, a leitura ajuda a entender esses conceitos e auxilia o empreendedor a pensar sobre o seu próprio negócio e a como ser um bom gestor.

Outros pontos importantes que o autor traz e considera importantíssimos para o ponto da virada são: regra dos eleitos, o fator de fixação e o poder do contexto. A leitura desse livro é ideal para quem começou um negócio há pouco tempo e precisa de uma certa motivação para “fazer acontecer”.

3 – O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Não é fácil gerir pessoas e uma empresa, seja ela pequena ou grande. Por isso, na nossa lista está o livro O Gestor Eficaz, de Peter Drucker. O conhecido autor da área da administração mostra em sua obra como a eficácia pode ser aprendida e desenvolvida.

Ele defende que sem essa destreza nenhum dono de empresa consegue comandar de forma adequada. Este é um dos livros que Bezos, líder da Amazon, sugere que seus gerentes seniores leiam para o “clube do livro”.

4 – O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Esse é um livro não apenas do tocante do empreendedorismo, já que fala sobre hábitos, mas é extremamente indicado caso você esteja estudando hábitos do consumidor e procurando reter clientes. Conhecer seu público e como ele se comporta é essencial para ter sucesso.

Nessa obra, o autor Charles Duhigg traz algumas ótimas sacadas de empreendedores que tiveram ideias de negócios a partir de hábitos que reproduzimos no dia a dia para te inspirar.

5 – A Universidade do Sucesso – Og Mandino

Essa é uma obra referência quando se trata de empreendedorismo. Segundo Carlos Wizard, que hoje gerencia a rede de produtos naturais Mundo Verde, “(…) ele possui a maior coletânea de tópicos de diversas áreas do conhecimento que um empreendedor terá que lidar em seu dia a dia”.

Og Mandino traz 50 lições sobre gerir e empreender, entre elas:

  • como usar melhor suas qualidades;
  • como encontrar coragem para correr riscos;
  • como parar de adiar decisões;
  • como construir reservas financeiras;
  • como se comportar como vencedor;
  • e como ser dono de sua vida.

Esses foram os livros sobre empreendedorismo que nós, da Zocprint, separamos para você aumentar ainda mais seu conhecimento! Se quiser mais indicações de livros, deixe um comentário para nós!

Nossas listas de leitura:
Livros de marketing pessoal
Livros sobre liderança

Voltar ao Topo