Jornada do consumidor: o que é, benefícios e como criar

Jornada do consumidor: o que é, benefícios e como criar

Para criar uma estratégia de marketing eficiente é preciso entender diversos fatores que o levam ao seu cliente em potencial, como o funil de vendas e a jornada do consumidor. São fatores como este que definirão melhor sua estratégia, e se você deve investir em marketing tradicional ou online, por exemplo. Entenda!

O que é a jornada do consumidor

A jornada do consumidor nada mais é que uma forma de entender como potenciais clientes chegaram e chegarão até sua marca. Muito mais complexa do que parece, entender essa jornada é essencial para pensar sua estratégia de marketing, pois ela irá mostrar onde você deve agir ativamente para captar consumidores de forma mais efetiva.

Essa jornada mostrará quais são os problemas e desejos do seu público-alvo, além da forma que eles podem chegar até seu produto ou serviço. Por isso, para entender de fato o que é a jornada do consumidor, é preciso entender como ela funciona.

Como funciona a jornada do consumidor

A jornada de compra pode ser dividida em 4 diferentes etapas, são elas:

Aprendizado e descoberta

A primeira etapa consiste no aprendizado e na descoberta. Nesse momento o consumidor ainda não sabe que possui um problema ou necessidade, porém já está despertando interesse por determinado assunto.

Essa etapa, então, é feita exclusivamente para captar a atenção dele, para mais adiante fazê-lo perceber que possui um problema ou uma oportunidade de negócio.

Reconhecimento do problema

Na segunda etapa da jornada o potencial cliente já está mais íntimo do tema, e começa a perceber a presença de um problema ou necessidade. Este é o momento de mostrar de fato que ele precisa buscar por mudanças, fazendo com que ele se interesse em estudar mais o problema e ir atrás de possíveis soluções.

Consideração da solução

Nesse momento o consumidor já percebeu que precisará de uma solução para o problema identificado. É nessa etapa que você tem de demonstrar que seu produto ou serviço demonstra a melhor solução possível, criando um senso de urgência para que resolva logo o que precisa.

Essa urgência em resolver tal problema, com uma solução moldada perfeitamente para o problema que você mesmo o fez identificar é essencial para levá-lo para quarta e última etapa.

Decisão de compra

A decisão de compra é a etapa final da jornada, e se você conseguiu atrair seu potencial consumidor até aqui, você já está no meio do caminho para converter a venda do seu produto ou serviço. É nesse momento que você deve demonstrar o diferencial da sua empresa e porque ele deve se tornar seu cliente, mostrando que seu produto é a escolha certa.

Estratégia de marketing a partir da jornada do consumidor

Entendendo o que é e como funciona a jornada de compra dos seus potenciais clientes cria a oportunidade de trabalhar com estratégias que o façam avançar pelas etapas, por exemplo.

Entender o caminho do seu potencial cliente, fará você criar uma estratégia focada, e saber onde investir. Também, é uma forma de saber em qual etapa você foca seus esforços mais em mídias digitais, tradicionais e até em materiais impressos.

E aí, o que achou de entender a jornada do consumidor? Compartilhe com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!

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