O que é sangria, margem segura e de corte

O que é sangria, margem segura e de corte

Já criou um documento bem bonito para sua empresa e na hora da impressão ficou decepcionado com a disposição dos elementos na página? Certamente, este material não possuía uma sangria, margens seguras ou de corte. Mas o que é de fato a Sangria? Siga lendo este artigo para descobrir  o que é e como aplicar isto nos arquivos que você criar futuramente e evitar surpresas na hora da impressão.

O que afinal é sangria?

A sobra da imagem depois das marcas de corte é chamada de sangria. Ela é essencial para dar um acabamento profissional aos produtos criados. Além disso, quando nos referimos a este termo também estamos querendo falar sobre refilar ou cortar um material impresso.

Qualquer tipo de arquivo criado em softwares de edição como por exemplo, o Photoshop e o CorelDraw, tem recursos disponíveis para deixar esta marca bem visível – para quando a impressão acontecer – o profissional responsável conseguir entender onde devem ser feitos os cortes.

Lembre-se que se você está demandando muitos materiais, eles são produzidos em grandes lotes de impressão. Ou seja, um cartão de visitas não é impresso um por um, folha por folha, e sim aos montantes pelas máquinas.

Logo, para separá-los da melhor forma, é essencial possuir as linhas que mostram os limites da página, tanto para garantir que um bom corte seja feito, ora para assegurar que a impressão não irá ser feita de forma desproporcional ao que foi criado no computador. Legal né?

Expanda ainda mais seus conhecimentos aprendendo como personalizar seu escritório com 8 tipos de materiais diferentes e fique conhecido pelo seu público-alvo!

E margem segura? E de corte? O que significam?

Fazendo uma rápida comparação, a sangria do parágrafo acima trata-se da extrapolação da área impressa. Agora,  a margem de segurança (também chamada de margem segura) trata-se dos limites de corte do material.

Esta margem normalmente surge depois que a sangria é feita. Como o nome já diz, ela passa a segurança de que nenhum elemento seja cortado de forma errônea, impedindo que informações essenciais como imagens, textos e informações de contato de uma empresa por exemplo sejam descartados na hora de separar os materiais com o corte.

Para garantir melhores resultados, é essencial que o designer tenha em mente na hora de criar o arquivo que estas margens devem possuir, no mínimo, 3mm para dentro de cada extremidade. Agora, vale lembrar que a área de corte fica no meio da sangria e da margem de segurança, significando um alerta apenas, demonstrando qual é o formato final da impressão do material.

Quer saber que tipos de materiais você pode criar para promover sua empresa? Aqui, mostramos 6 opções que vão tornar o seu negócio ainda mais conhecido. 

Margens na Zocprint

Como colocar estes elementos no meu layout?

Existe um padrão para identificar estes elementos dentro de um layout criado no computador. Normalmente, eles devem ser colocados de forma pontilhada no template e obedecer as seguintes regrinhas de cores:

  • Pontilhado azul: refere-se a sangria;
  • Pontilhado preto ou verde: refere-se a margem do corte;
  • Pontilhado vermelho: refere-se a margem de segurança.

Estes elementos podem ter suas cores combinadas e se diferenciar, contudo, sua ordem nunca muda. A maneira mais segura de criar estas delimitações é colocá-las já quando começar a trabalhar o design do arquivo a ser impresso com os pontos já pré-estabelecidos. Ou seja, abra seu programa de edição, e de fora para dentro comece indicando a sangria, a área de corte, a margem de segurança e por fim, o espaço onde a criatividade pode rolar solta!

Agora que você sabe o que é sangria e mais tudo sobre o assunto, mostre sua expertise imprimindo os materiais com a Zocprint. Se você precisar de ajuda para criar estes elementos no seu layout, nossa equipe auxilia você em todo o processo de impressão.

Voltar ao Topo